ViaSolare  

ESD - Arquitetura Sustentável

Home

Quem Somos Filosofia Serviços Contato

M E N U

 

Nota Legal

 

Brasil

 

Crescimento Brasileiro

 

Arquitetura Sustentável

 

Arquitetura Solar Passiva

 

Energia Solar Grátis

 

Ecovilas

 

Arquitetura para o Futuro

 

Interiores

 

Produtos Sustentáveis

 

Parcerias

 

Privacidade

 

Notícias e Eventos

 

 

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

 

 

 

“Se destruímos nosso meio ambiente, estaremos destruindo nossa própria sobrevivência.”

 

A ViaSolare tem como uma das principais filosofia de projetos, a preservação do meio ambiente.

Nossos projetos, além de estarem voltados a consciência ecológica, buscam através desta, a melhoraria da qualidade de vida das pessoas, como um todo. Podemos ajudar nossos clientes a terem uma vida de harmonia com a natureza.

 

A principal função das edificaçães é prover abrigo ao ser humano.

Estes abrigos só se tornam eficientes se atenderem a condições de habitabilidade.

A arquitetura é a ciência que torna viável o desenvolvimento de projetos de edificações, dentro de propósito.

De acordo com os princípios de Vitruvius, a arquitetura se caracteriza por três atributos fundamentais:  Commoditas, firmitas e voluptas”, que traduzidos do latin, significam conforto, firmeza, e forma estética.

 

 

Ah, que bom seria...

 Poder viver em um ambiente,

que  tivesse sombra,

 fosse ventilado  e

  fresquinho nos dias de verão,...

Mas ao mesmo tempo,

fosse ensolarado, quentinho e

 aconchegante nos dias de frio...

 

Que bom seria se...

 Este tipo de ambiente,

 fosse viável economicamente...

 

Melhor ainda seria,

 se pudessemos ter tudo isso,

usando recursos da natureza,

para se viver em harmonia

com o meio ambiente!

Arquitetura sustentável proporciona conforto usando recursos naturais. Projetos sustentáveis não diferem de outros por suas formas e nem usam materiais diferentes de outros prédios. Mas, é uma combinação de fatores através dos quais o projeto é desenvolvido para um uso especifico, para se obter conforto em um determinado clima, localização geográfica e latitude, sem agredir a natureza.

O projeto energeticamente sustentável propõe uso de materiais de recursos renováveis disponíveis, ou materiais sustentáveis também chamados produtos verdes, que permitam a mais eficiência ou melhor condicionamento térmico natural possível, para se atingir a zona de conforto em cada tipo de clima.

Desta forma, não existe um estilo de projeto sustentável porque, cada região climática irá requerer um tipo específico de projeto em que o mesmo se adecue a sua condição, também levando em conta as atividades dos usuários.

 

Arquitetura sustentável não deve custar mais ao ser usada ou para manuter. Deve ser exatamente o oposto. A intenção é que o uso de serviços do prédio se torne mais barato pois, este pode se tornar autogerador de seus próprios serviços de energia, água e reciclagem de esgotos, tornando estes até mesmo gratuitos, para proporcionar ao usuário um estilo de vida independente e saudável, em equilíbrio com a preservação da natureza.

O prédio deve permitir seu uso contínuo, independente de fatores ligados a fornecedores de serviços ou condições externas e decisões de natureza política. 

 

 

 

 

EFICIÊNCIA ENERGÉTCA

A arquitetura sustentável visa reduzir o consumo de energia do prédio, bem como pode produzir a energia de uso do mesmo, sempre que possível.

 

EDIFICAÇÕES SEMI-ENTERRADAS

Entre os tipos de prédios mais eficientes para prover conforto térmico, economia energética, e integração com a natureza, estão as construções semi-enterradas.

As paredes e telhados destas edificações podem estar totalmente ou parcialmente cobertos de terra e podem ter alguns destes elementos expostos, permitindo que o entorno natural se integre a edificação.

Paredes envolvidas pela terra, fazem menos trocas térmicas porque estas ficam menos expostas a condições meterelógicas e climaticas, mantendo assim condições mais favoráveis para preservação de energia no interior da edificação.

 

O exemplo abaixo mostra como estes projetos podem se tornar esteticamente atraentes ao mesmo tempo que intergram com a natureza e atividades do usuário.

Alem de áreas de lazer, qualquer atividade de permacultura pode fazer parte da proposta de desenvolvimento do projeto arquitetônico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estas áreas podem ser incluídas nos telhados e coberturas destas, que são as chamadas “coberturas verdes”.

Estes espaços verdes podem suprir ou complementar a necessidade de produção de alimentos ou proporcionar barreiras de cargas térmicas, através do uso desta vegetação.

 

A ViaSolare possui experiência para desenvolver estes projetos com especial cuidado  no desenvolvimento de detalhes de impermeabilização, para que as águas destas “coberturas verdes” possam ser redirecionadas para reaproveitamento das mesmas, sem causar danos de infiltracoes a outros espaços da edificação.

 

 

 

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

A arquitetura sustentável visa reduzir o desperdício de águas bem com reaproveitar as mesmas no uso do prédio ou entorno paisagístico.

 

PRESERVAÇÃO DE ÁGUAS

A captação e preservação de águas, é outro foco de impotância  em arquitetura autosustentável.

Sem água, não existem condições de vida para os seres humanos e nem para outras forma de vida  das quais dependemos no meio ambiente.

Apesar de nosso planeta ter um terço de sua superficie ser coberta de água, somente 10% desta é adecuada para consumo humano.

 

Condições de habitabilidade e conforto, exigem que prédios sejam providos de água para atender necessidades de consumo, higiene e saneamento.

Projetos voltados para a coleta de águas da chuva, ajudam a preservar, evitar desperdício e reaproveitar estas águas.

 

Telhados e lajes de cobertura podem ser usados para a captação desta águas.

Da mesma forma, a economia de uso de águas, é feito através de equipamentos hidráulicos e sanitários que racionem o consumo desta.

 

Ao invés de continuarmos a depender unicamente de estações de tratamentos ou usinas de energia que destroem o meio ambiente, podemos contribuir para minimizar os problemas gerados por estas infra estruturas, ao mesmo tempo que isso pode nos beneficiar economicamente.

 

Cada edificação pode contribuir para preservar águas, reaproveirtando seus dejetos ou despejos de esgotos e também criar sua próppria energia, minimizando assim os impactos ambientais e reutilizando recursos disponíveis de forma gratuita.

Em casos que seja possível se fazer a reciclagem destes dejetos, bem como de prover geração de energia, isso deve ser feito na fase de concepção ou lançamento de intenções do projeto arquitetônico.

Se você nos confiar o seu projeto, nós honraremos a nossa parte.

 

“Somente quando a última árvore for cortada; somente quando o últmo rio for envenenado; somente quando o último peixe for pescado; somente então você se dará conta de que não se pode comer dinheiro.”

Provérbio Indígena  

 

 

Agora, você pode!

 

 

A  ViaSolare viabiliza

 este projeto para você.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyrights -Direitos Reservados

 www.viasolare.com

 

ViaSolare, consciência para um futuro sustentável    -   Visite nossa página no Facebook: ViaSolare-Brasil    -   Skype: viasolare.international